dengue

quarta-feira, 2 de março de 2011

Todo dia, um pouco sobre Imposto de Renda 2011 (46)

A Receita Federal não está recebendo desde a manhã desta quarta-feira nenhuma declaração de IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), em decorrência de um problema no Serpro (Sistema Federal de Processamento de Dados) em São Paulo. Apesar de o centro de dados estar fora do ar apenas em São Paulo, o problema tem afetado a transmissão de declarações no Brasil inteiro e, inclusive, de outros órgãos públicos, como os Detrans.

De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, o site do órgão não apresenta nenhum problema, e é possível baixar os programas para a declaração normalmente. O problema, segundo ele, está apenas na transmissão dos dados ao Fisco. A expectativa é que até o meio-dia o problema seja solucionado.

Nesta terça-feira, primeiro dia para o envio das declarações do IR, a Receita recebeu 153,9 mil declarações. No ano passado, no primeiro dia, foram enviadas 124 mil declarações. Para Adir, os problemas não afetam a imagem da Receita Federal. 'Não é ruim porque não cuidamos do processamento, isso fica a cargo do Serpro', afirmou.

Adir também fez questão de tranquilizar os contribuintes. "Ainda há mais de 50 dias para o envio das declarações. Quem mandou ontem não teve nenhum problema. Só estão encontrando dificuldades para a transmissão, mas esperamos que seja só momentâneo", afirmou o supervisor nacional do IR.

Em seu site, o Serpro publicou uma nota oficial na qual explica que "o centro de dados em São Paulo está fora do ar. Ele apresentou falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica. Com isso, os serviços baseados neste ambiente estão instáveis', afirmou. O órgão ainda ressaltou que está tomando as medidas necessárias para a situação voltar ao normal.

De acordo com a assessoria de imprensa do Serpro, o órgão não trabalha com a possibilidade de perda dos dados contidos no sistema de São Paulo. Além da Receita, também foram afetados serviços prestados pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) de todos os Estados do país, de acordo com a assessoria do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).


fonte: Receita Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário